SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2EXIGÊNCIAS TÉRMICAS DE Thyrinteina arnobia (Stoll, 1782) E EFEITOS DA TEMPERATURA NA SUA BIOLOGIAESTIMATIVA DO CONSUMO RESIDENCIAL DE LENHA EM UMA PEQUENA COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO D’ALIANÇA, GO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

TREVISAN, Henrique; NADAI, Janaína De; LUNZ, Alexandre M.  e  CARVALHO, Acacio G. de. OCORRÊNCIA DE TÉRMITAS SUBTERRÂNEOS (ISOPTERA: RHINOTERMITIDAE E TERMITIDAE) E DURABILIDADE NATURAL DA MADEIRA DE CINCO ESSÊNCIAS FLORESTAIS. Ciênc. Florest. [online]. 2003, vol.13, n.2, pp.153-158. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/198050981751.

Avaliou-se a durabilidade natural da madeira de cinco essências arbóreas: Eucalyptus citriodora Hook, Gliricidia sepium (Jacq.) Steud, Lophantera lactescens Ducke, Piptadenia gonoacantha (Mart.) Macbr. e Samanea saman (Jacq.) Merr. O ensaio de campo foi realizado no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de fevereiro de 2001 a novembro de 2002. Seis amostras de cada essência, parcialmente enterradas em posição vertical, foram dispostas aleatoriamente em cinco blocos. Em laboratório, segundo um sistema de notas relacionado ao estado fitossanitário da madeira, as amostras foram classificadas com um índice de comportamento, para cada essência, conforme seu aspecto fitossanitário. Também foram observados o estado da casca das amostras, a dureza da madeira e a presença de rachaduras longitudinais no corpo da amostra. As madeiras, mais e menos duráveis dentre os parâmetros avaliados, foram Laphantera lactescens e Piptadenia gonoacantha respectivamente. Em 47% das amostras que foram atacadas, três espécies de térmitas foram identificadas: Coptotermes havilandi, Nasutitermes jaraguae e Nasutitermes minor.

Palavras-chave : durabilidade; ensaio de campo; Coptotermes; Nasutitermes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )