SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2INTERAÇÃO DA LUZ LASER PARA A AVALIAÇÃO DA TEXTURA DE MADEIRAS NATIVAS E DE Eucalyptus grandis W. Hill ex MaidenINFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA GERMINAÇÃO DE DIÁSPOROS DE Ocotea odorífera (Vellozo) Rohwer (CANELA-SASSAFRÁS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

GATTO, Darci Alberto et al. PRODUÇÃO MADEIREIRA NA REGIÃO DA QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA DO RIO GRANDE DO SUL. Ciênc. Florest. [online]. 2005, vol.15, n.2, pp.177-189. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/198050981835.

Este estudo foi conduzido com o objetivo de quantificar a produção madeireira na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. Primeiramente, por meio de um questionário fez-se um censo das empresas consumidoras de madeira da região, inventariou-se, sobretudo, a quantidade, tipo, procedência da matéria-prima consumida, e a quantidade, tipo e destino da produção madeireira. Como principais resultados, verificou-se que a região da Quarta Colônia apresenta 77 empresas consumidoras e transformadoras de madeira. Estas foram classificadas em micro e pequenas empresas, com características e capital familiar, com baixa industrialização. Nas visitas feitas às indústrias, ficou evidente que muitos aspectos tecnológicos não são conhecidos ou são negligenciados, resultando em mau aproveitamento da matéria-prima e/ou na baixa qualidade dos produtos finais. Constatou-se que uma grande quantidade de matéria-prima (96,8% das tábuas e 98,9% das pranchas) provêm de outras regiões do Estado ou do País. Da mesma forma, os principais produtos são vendidos para fora da região (esquadrias 86,3%, lambris 99,7% e madeira serrada 53%).

Palavras-chave : Quarta Colônia; indústria da madeira; produção madeireira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )