SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3ESTIMATE OF LITTER FALL IN SEASONAL DECIDUOUS FOREST IN ITAARA, RS, BRAZILEFFECTS OF SOIL TILLAGE SYSTEMS ON SOIL EROSION AND ON BLACK WATTLE (Acacia mearnsii De Wild.) PRODUCTIVITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

PEREIRA, Marcos Paulo dos Santos; QUEIROZ, Jarbas Marçal; VALCARCEL, Ricardo  and  MAYHE-NUNES, Antônio José. FAUNA DE FORMIGAS COMO FERRAMENTA PARA MONITORAMENTO DE ÁREA DE MINERAÇÃO REABILITADA NA ILHA DA MADEIRA, ITAGUAÍ, RJ. Ciênc. Florest. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp.197-204. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/198050981951.

A riqueza e diversidade de espécies de formigas podem ser maiores em ambientes de complexidade mais elevada devido a uma maior disponibilidade de nichos presentes. Em razão da conexão entre os organismos e as características dos habitats, as formigas têm sido utilizadas como ferramentas no monitoramento ambiental de áreas perturbadas. Neste estudo, foi investigada a estrutura da comunidade de formigas em parcelas utilizadas para reabilitação de uma área de mineração na Ilha da Madeira, Itaguaí, RJ. Encontrou-se uma fauna diferenciada de formigas e maior riqueza de espécies em parcelas nas quais foi utilizado um maior número de espécies arbóreas nativas do que em parcelas com poucas espécies arbóreas ou sem nenhuma intervenção conservacionista.

Keywords : indicadores ambientais; comunidade de formigas; Formicidae; Baía de Sepetiba.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )