SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3STUDY OF THE COMPATIBILITY BETWEEN Eucalyptus grandis WOOD AND BARK AND PORTLAND CEMENTGENETIC VARIATION AMONG AND WITHIN CANDEIA (Eremanthus Erythropappus (DC.) MacLeish) POPULATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

STEFFEN, Ricardo Bemfica; ANTONIOLLI, Zaida Inês  and  STEFFEN, Gerusa Pauli Kist. AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS PARA REPRODUÇÃO DE COLÊMBOLOS NATIVOS EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO. Ciênc. Florest. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp.265-269. ISSN 0103-9954.  https://doi.org/10.5902/198050981958.

Estudos utilizando a fauna edáfica como bioindicador da qualidade do solo têm sido de grande importância para entender as variações físicas, químicas e biológicas de ecossistemas. Dentre os organismos estudados, os colêmbolos constituem um dos principais grupos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a multiplicação de colêmbolos nativos em condições de laboratório. Como substrato, utilizaram-se amostras de solo coletadas em área de citrus e bosque de pinus, com os tratamentos: a) amostra de solo de área de cítrus com palha de ervilhaca moída, palha de milho moída, palha de nabo moída, cama de aviário moída e amostra de solo e, b) em solo de bosque de pinus com: palha de ervilhaca moída, palha de milho moída, palha de nabo moída, cama de aviário moída e amostra de solo. Os tratamentos foram mantidos em potes plásticos, a 26OC, no escuro, sendo realizadas cinco avaliações durante o período de 180 dias. O solo de pomar de cítrus com adição de palha de nabo moído favoreceu a reprodução destes organismos em condições de laboratório.

Keywords : alimento; reprodução; condições de laboratório.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )