SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3ANSWER FROM THE Podocarpus lambertii AND Podocarpus sellowii - (Podocarpaceae) SEEDS TO DESICCATIONEVALUATION OF THE PRODUCTIVITY, CONTENT AND NUTRIENT USE EFFICIENCY IN GENOTYPES OF Eucalyptus spp. IN JEQUITINHONHA VALLEY, MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

SILVA, Rodrigo Ferreira da; ANTONIOLLI, Zaida Inês; ANDREAZZA, Robson  and  KAMINSKI, João. COMUNIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES EM SOLO CULTIVADO COM EUCALIPTO, PINUS E CAMPO NATIVO EM SOLO ARENOSO, SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RS. Ciênc. Florest. [online]. 2008, vol.18, n.3, pp.353-361. ISSN 0103-9954.  https://doi.org/10.5902/19805098447.

O objetivo do trabalho foi caracterizar a comunidade de esporos de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) em cinco áreas sujeitas ao processo de arenização com cultivo de eucalipto (Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden), pinus (Pinus elliottii Engelm. var. elliottii) e campo nativo, localizada no município de São Francisco de Assis, RS. A análise da comunidade de esporos de fungos micorrízicos arbusculares foi mediante a identificação direta, indireta e da determinação do índice de diversidade. As áreas analisadas foram de campo nativo, bosque de eucalipto de 2 e 6 anos e de bosque de pínus de 2 e 12 anos de idade. Os resultados obtidos mostraram que os gêneros mais encontrados foram Acaulospora, Scutellospora e Glomus. A maior diversidade de espécies foi encontrada na área de campo nativo, seguido pela área de eucalipto com 2 anos de idade. A análise de agrupamento mostrou uma semelhança de, no mínimo, 70% para as espécies de FMAs identificados via esporos e 50% para as área estudadas.

Keywords : diversidade; Acaulospora; Scutellospora; Glomus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )