SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS DE PAINÉIS AGLOMERADOS PRODUZIDOS COM DIFERENTES PROPORÇÕES DE MADEIRA E CASCA DE ARROZVARIÁVEIS MORFOMÉTRICAS E RELAÇÕES INTERDIMENSIONAIS PARA Cordia trichotoma (Vell.) Arráb. ex Steud. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

STANGERLIN, Diego Martins et al. USO DE ESTUFA SOLAR PARA SECAGEM DE MADEIRA SERRADA. Ciênc. Florest. [online]. 2009, vol.19, n.4, pp.461-472. ISSN 1980-5098.  http://dx.doi.org/10.5902/19805098900.

O objetivo desse estudo foi avaliar o uso da estufa solar para secagem das madeiras de Eucalyptus tereticornis, Eucalyptus saligna e Corymbia citriodora, bem como comparar essa metodologia com a secagem ao ar livre. Para tanto, foi desenvolvido um secador solar constituído por estruturas de madeira, cobertura com dupla camada de plástico PVC (policloreto de vinila), sistema coletor interno de energia solar e sistema de circulação do ar aquecido. A eficiência do secador solar foi comparada com a secagem ao ar livre quanto ao tempo de secagem e qualidade da madeira. Cada espécie foi submetida, no mesmo período, aos dois métodos de secagem, sendo utilizadas cargas com 55 tábuas em cada método. Os resultados obtidos indicaram que a estufa solar foi mais eficiente apresentando tempo de secagem de duas a cinco vezes menores que a secagem ao ar livre e com teor de umidade final mais baixo. A madeira seca, tanto na estufa solar quanto ao ar livre, apresentou boa qualidade, não sendo verificada a incidência de defeitos como encanoamento e colapso. Além disso, o correto empilhamento e a tecnologia de secagem utilizados proporcionaram poucos empenos do tipo encurvamento. A incidência de arqueamentos, rachaduras de superfície e de topo não apresentaram diferença significativa entre a secagem em estufa solar e ao ar livre para as três madeiras estudadas.

Palavras-chave : secagem solar; qualidade da madeira; taxa de secagem; madeiras refratárias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )