SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2RIGIDEZ E RESISTÊNCIA DE VIGAS ESTRUTURAIS DE MADEIRA LAMINADA COLADA E COM PERFIL I COMPOSTAS POR DIFERENTES ADESIVOSMODELOS DE CALIBRAÇÃO E A ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO PARA PREDIÇÃO DAS PROPRIEDADES QUÍMICAS E DA DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA DE Eucalyptus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

MELO, Rafael Rodolfo de et al. DURABILIDADE NATURAL DA MADEIRA DE TRÊS ESPÉCIES FLORESTAIS EM ENSAIOS DE CAMPO. Ciênc. Florest. [online]. 2010, vol.20, n.2, pp.357-365. ISSN 1980-5098.  http://dx.doi.org/10.5902/198050981858.

Com o objetivo de avaliar a durabilidade natural da madeira, amostras de alburno e de cerne de Luehea divaricata (açoita-cavalo), Carya illinoinensis (nogueira-pecã) e Platanus x acerifolia (plátano), medindo 2,5 x 2,5 x 30,0 cm (radial x tangencial x longitudinal), foram submetidas a ensaios experimentais em um povoamento de Pinus e em campo aberto. Durante um ano, as amostras foram periodicamente pesadas e avaliadas pelo critério de notas, para determinar o percentual de perda de massa e índice de deterioração, respectivamente. Os resultados mostraram que, independente da espécie e do tipo de lenho, o ambiente dentro da floresta é mais favorável a deterioração da madeira do que fora dele. Apesar da elevada correlações entre a perda de massa e o índice de deterioração foram observadas variações na avaliação da durabilidade da madeira entre esses critérios. Para todas as espécies, a madeira proveniente do alburno foi a mais atacada. Para perda de massa não foi observada diferença entre as espécies avaliadas, entretanto, o índice de deterioração apontou o plátano como a mais atacada.

Palavras-chave : deterioração da madeira; perda de massa; índice de deterioração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )