SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3EXPORT AND NUTRITIONAL REPLACEMENT IN THE FIRST THINNING OF Pinus taeda L. IN A SECOND ROTATION AREALANDSCAPE VALUATION BASED ON THE ECOLOGICAL REQUIREMENTS OF ‘Tayassu pecari ‘ AND ‘Tapirus terrestris’ - A FOREST WITH ARAUCARIA, IN PARANÁ STATE, BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

OLIVEIRA, Bruna Roque Ugulino de et al. CORRELAÇÕES DENDROCLIMATOLÓGICAS DO Eucalyptus grandis Hill ex Maiden NA REGIÃO DE RIO CLARO, RJ. Ciênc. Florest. [online]. 2011, vol.21, n.3, pp.499-508. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/198050983807.

O plantio de florestas comerciais contribui decisivamente na geração de benefícios socioeconômicos e ambientais, conferindo caráter de sustentabilidade aos empreendimentos de base florestal. O Eucalyptus grandis Hill Ex Maiden se destaca por ser uma das espécies mais cultivadas em reflorestamentos no Brasil. O objetivo deste estudo foi determinar as correlações entre a precipitação e a produção da madeira de Eucalyptus grandis com 23 anos de idade provenientes de um plantio comercial no município de Rio Claro, RJ. O incremento anual da madeira foi determinado através da técnica da densitometria de raios X, a qual permitiu a obtenção de um perfil detalhado da densidade na direção radial para cada amostra. Considerou-se como um ano de vida da árvore, o período decorrido para a formação de dois anéis outonais consecutivos, ou seja, dois picos de alta densidade (REZENDE e FERRAZ, 1985 e FERRAZ, 1993). Os resultados mostraram uma correlação positiva entre os dados de precipitação e o incremento anual da madeira, denotando o potencial dendroclimatológico da espécie nessa Região.

Keywords : anéis de crescimento; densitometria de raios X; precipitação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )