SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4PHYTOSSOCIOLOGICAL STRUCTURE OF ARBOREAL VEGETATION IN NATURAL MUNICIPAL PARK OF SANTO ÂNGELO, SANTO ÂNGELO, RSWATER STRESS IN METABOLISM AND INITIAL GROWTH OF MUTAMBO (Guazuma ulmifolia Lam.) SEEDLINGS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

WENDLING, Beno; JUCKSCH, Ivo; MENDONCA, Eduardo de Sá  and  VINHAL-FREITAS, Isabel Cristina. MUDANÇAS NO CARBONO E NITROGÊNIO EM DIFERENTES COMPARTIMENTOS DA MATÉRIA ORGÂNICA SOB SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL. Ciênc. Florest. [online]. 2011, vol.21, n.4, pp.641-653. ISSN 0103-9954.  https://doi.org/10.5902/198050984509.

Em um sistema agrossilvipastoril, que vem sendo implantado anualmente desde 1993, em Paracatu/MG, foi estudado o efeito de sua introdução sobre as mudanças nos teores de Carbono e Nitrogênio em diferentes compartimentos da matéria orgânica do solo. O sistema foi implantado em solo sob floresta de eucaliptos, abandonada após três cortes. No primeiro ano, além dos eucaliptos plantados em espaçamento de 10 x 4 m, nas entre linhas e entre linhas, respectivamente, foi realizado um cultivo com arroz (Oryza sativum sp), no segundo ano cultivou-se soja (Glicyne max sp) e no terceiro ano, a braquiária (Brachiaria bizantina sp). Após o terceiro ano, a prática de pastejo da braquiária por bovinos de corte foi iniciada, permanecendo na área até o final do ciclo do sistema, previsto para o 11° ano. Uma área de cerrado e outra área com eucaliptos em sistema de cultivo convencional foram usadas, como referência à condição natural e às condições existentes antes da implantação do sistema agrossilvipastoril, respectivamente. Foram coletadas amostras nas idades de 1, 2, 3, 6 e 10 anos do eucalipto. De acordo com os resultados, verificou-se que houve significativa diminuição nos teores e estoques de carbono e nitrogênio totais, bem como na biomassa microbiana. Com o avanço da idade do sistema, iniciou-se uma tendência para recuperação dos teores e estoques dessas frações. Entre as substâncias húmicas, a fração ácido fúlvico foi a menos afetada pela introdução do sistema. Verifica-se que o sistema agrossilvipastoril foi desfavorável a manutenção da matéria orgânica do solo nos primeiros anos, porém, apresenta potencial para recuperação da mesma com o avanço da idade.

Keywords : braquiária; substâncias húmicas; eucaliptos; biomassa microbiana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )