SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4THE ALIEN STREET TREES OF FORTALEZA (NE BRAZIL): QUALITATIVE OBSERVATIONS AND THE INVENTORY OF TWO DISTRICTSCHARCOAL AS AMENDMENT TO SUBSTRATE OF SEEDLINGS OF Tachigali vulgaris L.G. Silva & H.C. Lima author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

MELLONI, Rogério; GUIDA, Elisa da Costa; ANDRADE, Marielle Rezende de  and  MELLONI, Eliane Guimarães Pereira. FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES EM SOLOS DA RESERVA BIOLÓGICA MUNICIPAL SERRA DOS TOLEDOS, ITAJUBÁ/MG. Ciênc. Florest. [online]. 2011, vol.21, n.4, pp.799-809. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/198050984525.

A Reserva Biológica Municipal Serra dos Toledos é um importante remanescente de Mata Atlântica no sul de Minas Gerais, com elevada biodiversidade e riqueza em recursos hídricos. Estudos relacionados à qualidade de solos são necessários em planos de manejo de reservas, os quais objetivam manter ou melhorar a sustentabilidade ambiental dessas áreas. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial de inóculo de fungos micorrízicos arbusculares (MAs) em amostras de solo características desta Reserva. A quantificação de propágulos desse grupo de micro-organismos, que estabelecem simbiose mutualística com a maioria das espécies vegetais é importante para a avaliação da qualidade de solos da Reserva. Foram definidas três áreas internas e uma externa à Reserva, retirando-se amostras de solo na profundidade de 0 a 10 cm, em duas épocas, inverno de 2008 e verão de 2009. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório de Microbiologia da Universidade Federal de Itajubá para quantificação dos seguintes atributos microbiológicos relacionados aos fungos MAs: comprimentos de micélio extrarradicular ativo e total pelo método da fluorescência induzida com diacetato de fluoresceína, densidade e diversidade fenotípica (morfotipos) de esporos, porcentagem e intensidade de colonização radicular. As médias dos resultados foram comparadas por Duncan 5% e submetidas à análise de multivariada. Os resultados mostraram que o potencial de inóculo de fungos MAs apresentou maior efeito das áreas que das épocas estudadas, sendo maior comprimento de micélio extrarradicular ativo e total, maior proporção de micélio ativo em relação ao total e maior diversidade de esporos obtidos nos solos dentro da Reserva Biológica Municipal Serra dos Toledos, em relação ao solo externo à mesma, sob pastagem. O potencial de inóculo não está diretamente relacionado à fertilidade do solo, ou seja, no solo externo à Reserva, sob pastagem, apesar da melhor fertilidade, foram encontrados os menores valores de micélio e diversidade de esporos de fungos MAs.

Keywords : micorriza; micélio extrarradicular; esporos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )