SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3SOMBREAMENTO NA EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS E NO CRESCIMENTO INICIAL DE Dipteryx alata VogCRESCIMENTO DE MUDAS DE PUPUNHEIRA ( Bactris gasipaes Kunth) UTILIZANDO RESÍDUO DE MINERAÇÃO DE AREIA COMO COMPONENTE DE SUBSTRATOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

PAVAN, Bruno Ettore et al. EFEITO COMPETICIONAL EM TESTES DE PROGÊNIES DE EUCALIPTO. Ciênc. Florest. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp.433-443. ISSN 0103-9954.  https://doi.org/10.5902/198050986612.

Muitos estudos têm recomendado o uso de parcelas pequenas na experimentação florestal, porém, não consideram o aumento da competição intergenotípica que isto acarreta e que pode resultar na seleção incorreta dos materiais genéticos. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar sete covariáveis de competição sobre o caráter volume de madeira em dois testes de progênies de Eucalyptus spp. O delineamento utilizado foi de blocos casualizados, com seis repetições de 10 plantas. As sete covariáveis analisadas foram índice de competição de Hegyi (IC), autocompetição (AT), alocompetição (AL), média da autocompetição (MAT), média da alocompetição (MAL) e média aritmética dos quatro (M4) e oito vizinhos mais próximos (M8). Essas covariáveis foram avaliadas individualmente bem com em todas as suas possíveis combinações, obtendo-se estimativas de componentes de variâncias e suas alterações com o emprego das mesmas. A competição influenciou os resultados de análises de testes de progênies de eucalipto, em que, autocompetição e alocompetição interferem de forma diferenciada. As covariáveis mais influentes são a MAT, a MAL e o IC. A rotina de análise que apresentou melhores resultados foi a que incluiu as covariáveis IC/MAT, sendo eficiente na redução do efeito competicional em testes de progênies de eucalipto.

Palavras-chave : Eucalyptus spp.; competição intergenotípica; famílias de polinização aberta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )