SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3EFEITO COMPETICIONAL EM TESTES DE PROGÊNIES DE EUCALIPTOANÁLISE FITOSSOCIOLÓGICA DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL EM UMA CATENA DE SOLOS NO MORRO DO CERRITO, SANTA MARIA, RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

GARCIA, Valéria Augusta et al. CRESCIMENTO DE MUDAS DE PUPUNHEIRA ( Bactris gasipaes Kunth) UTILIZANDO RESÍDUO DE MINERAÇÃO DE AREIA COMO COMPONENTE DE SUBSTRATOS. Ciênc. Florest. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp.445-455. ISSN 0103-9954.  https://doi.org/10.5902/198050986613.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento de mudas de pupunheira quando utilizado o resíduo fino de mineração de areia na composição de substratos. O experimento constou de cinco tratamentos, sendo quatro composições de diferentes proporções de resíduo de mineração de areia e casca de arroz carbonizada: 1:0; 3:1; 1:1; 1:3 e um substrato padrão composto por latossolo amarelo podzólico álico e esterco de búfalo curtido, na proporção 3:1. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso com cinco repetições e 10 mudas por parcela. Repicou-se uma plântula de pupunheira por recipiente (sacos plásticos de polietileno preto de 8 x 20 cm, volume 1,1 L), os quais foram preenchidos com os diferentes substratos. Foram determinadas mensalmente as variáveis diâmetro do coleto, altura da haste, número de folhas e taxa de crescimento relativo e, após 180 dias da repicagem, os valores SPAD (Soil and Plant Analysis Development), dinâmica da assimilação de CO2, da transpiração e da condutividade estomática. O resíduo de mineração de areia puro como substrato não proporcionou mudas de qualidade, visto que esse material apresenta alta densidade e baixa granulometria. Seu uso pode ser indicado como um dos componentes de substratos, pois as plantas que cresceram nas misturas de resíduo e casca de arroz carbonizada apresentaram resultados semelhantes ao do considerado padrão.

Palavras-chave : palmito; pupunha; substrato.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )