SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3PHENOLOGY, MORPHOLOGY AND ANALYSIS OF SEEDS OF Cordia trichotoma (Vell.) Arráb. ex Steud. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

OLIVEIRA, Silvia Sanielle Costa de; ARAUJO NETO, João Correia de; CRUZ, Sihélio Júlio Silva  and  FERREIRA, Vilma Marques. CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE SEMENTES E PLÂNTULAS E GERMINAÇÃO DE Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan. Ciênc. Florest. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp.643-653. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/198050986630.

Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan é uma espécie arbórea, pertencente à família Leguminosae- Mimosoideae, sendo popularmente conhecida como angico-preto. Possui característica dos estádios iniciais da sucessão, ocorrência natural no Brasil, podendo formar agrupamentos quase homogêneos, com grande potencial na recuperação de áreas degradadas. O presente trabalho foi conduzido no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, objetivando a caracterização física e morfológica das sementes, descrição das diferentes fases do desenvolvimento pós-seminal, bem como avaliar diferentes condições de temperaturas e substratos para a realização do teste de germinação. As sementes foram extraídas manualmente, em seguida homogeneizadas, onde duas amostras de 50 sementes foram usadas para a determinação da umidade inicial. Uma outra amostra, composta por oito repetições de 100 sementes, foi utilizada para a medição biométrica e número de sementes por fruto. Na caracterização morfológica, as sementes foram imersas em água destilada para possibilitar os cortes, sendo as estruturas observadas em microscópio estereoscópio. No estudo pós-seminal, foram observados diariamente os processos de crescimento das plântulas em substrato rolo de papel-filtro e temperatura constante de 30 °C. Para avaliação do comportamento germinativo foram testadas as temperatura constantes de 15 °C, 25 °C, 30 °C, 40 °C e alternada de 20-30 °C, em substratos papel e areia, e foi avaliada a porcentagem, índice de velocidade de germinação e distribuição da frequência relativa, sendo os ensaios conduzidos em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 2 (temperatura x substrato) com quatro repetições de 25 sementes, sendo as médias comparadas pelo teste Duncan a 5 % de probabilidade de erro. Os frutos de angico-preto apresentam grande variação no número de sementes por fruto. O eixo embrionário ocupa parte da região central da semente com posição axial e linear. A germinação é do tipo epígea e as plântulas são fanerocotiledonares. A temperatura constante de 30 °C e o substrato papel-filtro proporcionaram maiores médias de porcentagem e velocidade de germinação.

Keywords : biometria; angico-preto; espécie florestal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )