SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4ARBUSCULAR MYCORRHIZAL FUNGI AND GLOMALIN-SOIL RELATED PROTEIN IN DEGRADED AREAS AND REVEGETATED WITH EUCALYPT AND WATTLEMODELING THE GROWTH OF Eucalyptus CLONES USING THE CHAPMAN-RICHARDS MODEL WITH DIFFERENT SYMMETRICAL ERROR DISTRIBUTIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

SETTE JUNIOR, Carlos Roberto; TOMAZELLO FILHO, Mario; LOUSADA, José Luis  and  LACLAU, Jean Paul. SAZONALIDADE DO INCREMENTO EM DIÂMETRO DO TRONCO DE ÁRVORES DE Eucalyptus grandis PELO USO DE DENDRÔMETROS. Ciênc. Florest. [online]. 2012, vol.22, n.4, pp.763-775. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/198050987557.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a sazonalidade do incremento em diâmetro do tronco de árvores de Eucalyptus grandis e sua relação com as variáveis climáticas e de fertilização nitrogenada e com lodo de esgoto. As árvores foram plantadas no espaçamento de 3 x 2 m e fertilizadas com nitrogênio (plantio, 6, 12, 18 meses) e lodo de esgoto (plantio e 8 meses), sendo selecionadas 20 árvores de eucalipto por tratamento, de acordo com a distribuição de área basal do povoamento, instalados dendrômetros de aço no DAP e mensurado o incremento em diâmetro de fevereiro/2006 a fevereiro/2008. Os resultados permitem concluir que houve efeito das variáveis climáticas na sazonalidade do incremento em diâmetro do tronco das árvores de eucalipto, sendo observado um período de defasagem (lag) de 28 dias para a resposta das árvores em relação às variáveis climáticas. Com relação ao efeito da fertilização, determinou-se que o incremento em diâmetro do tronco foi maior nas árvores de eucalipto com tratamento de lodo de esgoto em relação à adubação mineral com nitrogênio.

Keywords : dendrômetros; eucalipto; fertilização; sazonalidade climática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )