Acessibilidade / Reportar erro

MANEJO DO SOLO E CRESCIMENTO INICIAL DE Eucalyptus grandis Hill ex Maiden EM ARGISSOLO1 1 Parte da dissertação de mestrado do primeiro autor.

SOIL TILLAGE AND INITIAL GROWTH OF Eucalyptus grandis Hill ex Maiden IN HAPLUDALF

RESUMO

O cultivo de espécies florestais de rápido crescimento tem aumentado no Brasil, devido à diversificação do uso de sua madeira e adaptação edafoclimática. No setor florestal, a técnica do cultivo mínimo tem se destacado como forma de aumentar a produtividade, garantindo a manutenção da biodiversidade e a conservação do solo. O presente estudo foi realizado na área experimental da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - Centro de Pesquisa em Florestas em Santa Maria - RS, com o objetivo de avaliar o efeito dos métodos de preparo do solo na densidade, na resistência do solo à penetração e no desenvolvimento inicial das raízes e parte aérea do Eucalyptus grandis, em um Argissolo Vermelho-Amarelo Distrófico arênico com textura franco-arenosa. Foram comparados quatro manejos do solo: plantio direto, escarificado, escarificado mais grade niveladora e enxada rotativa, instalados em blocos ao acaso com três repetições. O solo sob plantio direto condicionou menor crescimento radicular e aéreo do eucalipto devido à maior resistência à penetração e densidade do solo, quando comparado aos preparos com mobilização. A análise da distribuição radicular no perfil, apesar de ser um método qualitativo, foi eficiente em demonstrar o efeito do preparo do solo para a implantação do Eucalyptus grandis. O preparo e a mobilização do solo resultaram em maior crescimento inicial de Eucalyptus grandis. Os efeitos da escarificação sobre as propriedades físicas do solo persistiram após um ano da mobilização do solo.

Palavras-chave:
florestas plantadas; resistência do solo à penetração; compactação do solo

Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima, 1.000, 97105-900 Santa Maria RS Brasil, Tel. : (55 55)3220-8444 r.37, Fax: (55 55)3220-8444 r.22 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciaflorestal@ufsm.br