SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1ANALYSIS OF WOOD POLES DETERIORATION CAUSES FROM 'ILHA DO MEL', PARANÁ STATE, BRAZILMYCORRHIZATION AND PROGENIES GROWTH OF Hymenaea stignocarpa MART. EX. HAYNE IN THE SUBSOIL OF A DEGRADED AREA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

MARINHO, Tatiana Andreza da Silva et al. DISTRIBUIÇÃO E CRESCIMENTO DE Garcinia brasiliensis Mart. E Hevea spruceana (Benth.) Müll. Arg. EM UMA FLORESTA INUNDÁVEL EM MANAUS, AMAZONAS. Ciênc. Florest. [online]. 2013, vol.23, n.1, pp.223-232. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/198050988456.

Este estudo descreve a distribuição e determina a taxa anual de crescimento e a idade das árvores de Garcinia brasiliensis e de Hevea spruceana em uma floresta inundável na região de Manaus. Oito parcelas contíguas de 25 x 25 metros foram instaladas, onde todos os indivíduos das duas espécies com altura ≥ 1,0 m foram mapeados. O diâmetro, a altura das árvores e os níveis de inundação foram registrados para todos os indivíduos. A radiação fotossinteticamente ativa (RFA) foi medida em indivíduos da regeneração (≤ 10 cm diâmetro a altura do peito -dap). Foram calculadas a área basal e o volume para cada indivíduo, e determinados o padrão de crescimento e a idade das árvores utilizando métodos dendrocronológicos. Um total de 105 indivíduos foi amostrado, a maioria na classe de regeneração. Hevea spruceana apresentou o maior número de indivíduos (n=80), as maiores taxas de crescimento em dap e em altura. Garcinia brasiliensis (n=25) apresentou idade, dap e altura maiores do que Hevea spruceana. Ambas as espécies foram sujeitas a diferentes níveis de inundação e de radiação. A estrutura populacional e a distribuição dos indivíduos dessas espécies mostram ser, aparentemente, influenciadas pelas variações na topografia local em pequena escala. Os diferentes requerimentos por radiação destas espécies sugerem ocupação de diferentes nichos ecológicos.

Keywords : florestas inundáveis; incremento radial; radiação fotossinteticamente ativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )