SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3ESTOQUE DE NUTRIENTES EM CONSÓRCIOS DE Eucalyptus urograndis , Acacia mearnsii E Zea maysCARACTERIZAÇÃO DA FAUNA EDÁFICA EM PLANTIOS DE Eucalyptus spp. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

PEREIRA, Ana Carolina Callegario et al. COMPORTAMENTO DA Cordia africana Lam. CULTIVADA EM SOLO CONTAMINADO POR METAIS PESADOS E TRATADO COM MATERIAIS AMENIZANTES. Ciênc. Florest. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp.329-336. ISSN 0103-9954.  https://doi.org/10.5902/1980509810544.

Este trabalho teve como objetivo avaliar a remediação de dois solos contaminados com metais pesados, provenientes de escavações de solo localizado próximo ao porto de Itaguaí, mediante as técnicas de imobilização química e da fitoestabilização utilizando da espécie Cordia africana. Os dados foram coletados no pátio de minério da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), no Porto de Itaguaí-RJ. Visando reduzir a solubilidade de metais pesados presentes nestes substratos, foram utilizados como amenizantes dois resíduos industriais produzidos pela CSN, a Escória de Aciaria e a Carepa de Laminação, em diferentes concentrações. A espécie vegetal foi considerada com potencial para ser utilizada em programas de fitoestabilização, devido à sua tolerância aos metais pesados estudados e ao maior acúmulo desses elementos nas raízes e no caule. No substrato com baixa contaminação o menor acúmulo de Zinco e Cádmio no caule e folhas ocorreu com o emprego de 4% de amenizante, e no de alta com 6%.

Palavras-chave : Fitoestabilização; Escória de Aciaria; Carepa de Laminação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )