SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3SOIL FAUNA CHARACTERIZATION IN Eucalyptus spp. PLANTATIONSTANNING SLUDGE AND ITS INFLUENCE ON THE PRODUCTION OF SEEDLINGS OF PARICÁ (Schizolobium amazonicum) AND ON CHEMICAL PROPERTIES OF SOIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

PRADO, Paulo Eduardo Rodrigues et al. ESTRATÉGIAS DE MODELAGEM NA ANÁLISE DE EXPERIMENTOS EM DELINEAMENTO DE BLOCOS AUMENTADOS EM TESTES CLONAIS DE Eucalyptus spp. Ciênc. Florest. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp.345-355. ISSN 0103-9954.  https://doi.org/10.5902/1980509810546.

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de comparar estratégias de análises de experimentos considerando um grande número de clones e um número reduzido de mudas a serem avaliadas. Foram analisados dados da circunferência a altura do peito de duas épocas de avaliação, aos 30 e 90 meses, de um teste clonal de eucalipto em três locais. Os experimentos foram conduzidos no delineamento de blocos aumentados, com 400 clones regulares distribuídos em 20 blocos e com quatro clones comuns (testemunhas). A parcela foi constituída de cinco plantas no espaçamento 3 x 3 metros. Foram realizadas as análises estatísticas individuais por local e época, a conjunta de locais por época e a conjunta envolvendo os três locais e as duas épocas. Cada uma das análises foi realizada de acordo com dois modelos: blocos aumentados (DBA) e entre e dentro (ED). Foram estimados os componentes de variância, as herdabilidades, a correlação de Spearman na classificação dos clones e os índices de coincidência na seleção dos clones. Constatou-se que as análises em DBA e as análises ED fornecem resultados semelhantes na avaliação de clones de eucalipto. Os índices de coincidência entre os dois modelos na seleção dos clones, de maneira geral, foram altos, apresentando valores de 100% nas análises conjuntas de locais aos 90 meses. As estimativas das correlações de Spearman foram concordantes com os índices de coincidência. Verificou-se, também, que a interação clones x épocas foi expressiva e que os índices de coincidência na seleção dos clones aos 30 meses e aos 90 meses, nas análises conjuntas de locais, foram da ordem de 42% no ED e 47% no DBA, quando considerada uma intensidade de seleção de 5%.

Keywords : parâmetros genéticos; modelo entre e dentro; experimentação; índice de coincidência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )