SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3MODELING STRATEGIES FOR THE ANALYSIS OF EXPERIMENTS IN AUGMENTED BLOCK DESIGN IN CLONAL TESTS OF Eucalyptus spp.CLASSIFICATION OF SECONDARY FORESTS IN REGENERATION STAGES OF 'MATA ATLÂNTICA' FOREST, IN SANTA CATARINA STATE, BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

TAVARES, Lorena de Souza et al. LODO DO CURTIMENTO E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE PARICÁ ( Schizolobium amazonicum ) E NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DO SOLO. Ciênc. Florest. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp.357-368. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509810547.

O objetivo deste estudo foi verificar a influência do lodo do curtimento nas propriedades químicas do solo e nas características morfológicas e nutricionais de mudas de paricá. O experimento foi realizado em casa de vegetação em delineamento inteiramente casualizado, em cinco repetições, tendo como substrato um cambissolo húmico, o qual foi caracterizado química e granulometricamente; de posse desses resultados o solo foi corrigido previamente com calcário e NPK. Após 100 dias de observação foram analisadas as variáveis químicas do solo (pH, H+Al, Al3+, Ca, Mg, P, K, Na, S, Cr3+, CO, SB, CTC, V, RAS e PST), a morfologia da planta [altura (H), diâmetro do caule (DC), número de folhas completas, comprimento da raiz principal (CR) e biomassa seca], bem como as concentrações de N, P, K, Ca, Mg, S, Cr3+ e Na na planta. O lodo de curtimento foi utilizado como complemento nutricional nas doses de 0,0; 1,5; 3,0; 4,5 e 6,0 g kg-1. O lodo de curtimento tem potencial como corretivo de acidez do solo, com aumento pouco expressivo dos indicadores de salinidade, sodicidade e do teor de Cr3+ disponível. No entanto, o uso do lodo não afetou as características morfológicas das mudas de paricá, porém, propiciou aumento nos teores K e S na parte aérea e de Na e S na raiz. Os maiores teores de nutrientes no paricá foram obtidos com 6,0 g kg-1 de lodo de curtimento, contudo, não foi possível otimizar uma dose para a máxima produtividade de mudas de paricá com as doses utilizadas.

Keywords : resíduo industrial; cromo; nutrição florestal; salinização do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )