SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1PRODUTIVIDADE DE MINICEPAS DE CEDRO AUSTRALIANO E REMOÇÃO DE NUTRIENTES PELA COLETA SUCESSIVA DE MINIESTACASPARÂMETROS GENÉTICOS PARA A CONSERVAÇÃO DE Hymenaea courbaril L. NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

SILVEIRA, Bruna Denardin da; HOSOKAWA, Roberto Tuyoshi; NOGUEIRA, Antonio Carlos  e  WEBER, Veridiana Padoin. ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze NA GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO INICIAL DE Lactuca sativa L. Ciênc. Florest. [online]. 2014, vol.24, n.1, pp.79-85. ISSN 1980-5098.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509813325.

O presente estudo teve por objetivo avaliar as possíveis atividades alelopáticas de Araucaria angustifolia na germinação e crescimento inicial de Lactuca sativa. No experimento foram utilizadas sementes de alface e extrato aquoso extraído das folhas de araucária, com concentrações de 10%, 7,5%, 5,0% e 2,5%. O efeito destas quatro concentrações foi comparado com o de água destilada (concentração 0%). A partir dos dados coletados, determinou-se a percentagem de germinação (G%), índice de velocidade de germinação (IVG), tempo médio de germinação (t), comprimento e massa seca das plântulas. Os resultados demonstraram que o extrato aquoso das folhas de araucária possui propriedade inibitória na germinação, velocidade de germinação e no crescimento inicial de Lactuca sativa.

Palavras-chave : sementes florestais; alelopatia; manejo florestal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )