SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1EFEITO DO DESBASTE NAS RACHADURAS DE TOPO DAS TORAS DE Eucalyptus grandis W.Hill ex MaidenEFEITO DA INVERSÃO NO TRATAMENTO DE MOIRÕES SUBMETIDOS AO MÉTODO DE SUBSTITUIÇÃO DA SEIVA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

VENTORIM, Gustavo et al. AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE DAS ANÁLISES DA LIGNINA RESIDUAL PELOS MÉTODOS DE NITROBENZENO, ÓXIDO DE COBRE E ACIDÓLISE. Ciênc. Florest. [online]. 2014, vol.24, n.1, pp.205-210. ISSN 1980-5098.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509813337.

Este estudo teve como objetivo avaliar as sensibilidades das informações obtidas pelos procedimentos de análises de nitrobenzeno, óxido de cobre (CuO) e acidólise da lignina residual da polpa kraft de Eucalyptus grandis. Foram efetuados cozimentos destes cavacos, originando duas polpas, com números kappa 14,5 e 16,9, respectivamente. Ambas as polpas tiveram a lignina avaliada por três métodos (oxidação com nitrobenzeno, óxido de cobre e acidólise) de caracterização da lignina residual presente na polpa marrom. Em seguida, foram submetidas a um estágio de deslignificação com oxigênio. A polpa de número kappa 16,9 resultou em maior teor de estruturas de ligninas não condensadas pelo método da acidólise, maior relação siringil/vanilina (S/V) pelos métodos de nitrobenzeno e óxido de cobre e apresentou uma maior deslignificação no estágio com oxigênio. Os métodos empregados permitiram diferir as ligninas residuais das polpas com número kappa 14,5 e 16,9, sendo que o método da oxidação com nitrobenzeno apresentou a maior sensibilidade nos resultados encontrados deste estudo.

Palavras-chave : lignina residual; oxidação com nitrobenzeno; acidólise; óxido de cobre.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )