SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2MONODOMINANCE CHARACTERIZATION OF AROEIRA ( Myracrodruon urundeuva Fr. All.) IN THE CITY OF TUMIRITINGA, MINAS GERAIS STATEVARIABILITY IN THEIR RELATIVE DORMANCY OF Lithraea molleoides (Vell.) Eng. DIASPORES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

GASPAR, Ricardo de Oliveira et al. ANÁLISE FITOSSOCIOLÓGICA E DO ESTOQUE DE CARBONO NO ESTRATO ARBÓREO DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL. Ciênc. Florest. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp.313-324. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509814569.

Os estudos direcionados para quantificação de estoques de carbono fixado por florestas naturais estão em ampla evidência, assim como a discussão sobre a efetividade da recuperação de áreas degradadas como estratégia para reduzir os níveis de CO2 atmosférico. Neste sentido, tiveram-se dois objetivos neste artigo: i) quantificar o estoque de carbono presente na biomassa da parte aérea de um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual Montana, pertencente ao Bioma Mata Atlântica no estado de Minas Gerais e ii) incorporar a variável estoque de carbono na estrutura horizontal da análise fitossociológica e comparar os resultados aos obtidos pela metodologia padrão, sem utilizar essa variável no cálculo do valor de importâncias das espécies. Os resultados indicam que o estoque de carbono encontrado equivale a fragmentos em estágio médio de sucessão, e que a utilização da variável carbono influencia sobremaneira o valor de importância das espécies. Esta metodologia serve como suporte para a escolha de espécies arbóreas de maior potencial para sequestrar carbono e pode subsidiar programas de restauração de remanescentes florestais do Bioma de Mata Atlântica.

Keywords : Mata Atlântica; estoque de carbono; sequestro de carbono; estrutura horizontal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )