SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2VARIABILIDADE NA DORMÊNCIA RELATIVA DOS DIÁSPOROS DE Lithraea molleoides (Vell.) Eng.ORGANOGÊNESE INDIRETA A PARTIR DE EXPLANTES FOLIARES E MULTIPLICAÇÃO IN VITRO DE BROTAÇÕES DE Eucalyptus benthamii X Eucalyptus dunnii índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

VOLKWEIS, Cátia Raquel et al. EFEITO DA TIGMOMORFOGÊNESE NA MORFOMETRIA DE MUDAS DE Maytenus ilicifolia (Schrad.) Planch. Ciênc. Florest. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp.339-342. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/1980509814571.

O presente estudo objetivou quantificar alterações morfológicas decorrentes de estímulos mecânicos por flexões caulinares na fase de rustificação de mudas de espinheira-santa [Maytenus ilicifolia (Schrad.) Planch.]. O experimento foi conduzido em casa de sombra sob delineamento experimental inteiramente ao acaso em arranjo fatorial 2 x 5, formado por mudas divididas em duas classes quanto à altura da parte aérea e cinco intensidades de flexões caulinares (0, 5, 10, 20 e 40) efetuadas diariamente durante trinta dias, em quatro repetições de dez mudas. O efeito dos estímulos mecânicos foi quantificado pelos incrementos na altura, no diâmetro do coleto, assim como pela mensuração da biomassa de raiz e da parte aérea com os quais se determinou a taxa de crescimento absoluto. Complementarmente, foi mensurada a perda de eletrólitos de raízes. Os dados foram submetidos à análise de regressão a 5%. Os resultados indicaram que o aumento do número de flexões caulinares induziu a redução no incremento em altura, no extravasamento de eletrólitos dos tecidos radiculares e, no aumento do incremento no diâmetro do coleto e na biomassa de raízes em mudas classificadas por altura. A biomassa da parte aérea de mudas com maiores dimensões aumentou com até 20 flexões mesmo com a redução linear na altura e, consequentemente, elevou a taxa de crescimento. Estímulos mecânicos por meio de flexões caulinares é uma opção para promover alterações morfológicas em mudas de Maytenus ilicifolia elevando a rusticidade e a qualidade das mudas aptas ao plantio.

Palavras-chave : espinheira-santa; estímulo mecânico; produção de mudas; perda de eletrólitos de raízes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )