SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2DIAMETER AND BASAL AREA RATIO RELATIONSHIP WITH SELF-THINNING IN Pinus taeda L. EVEN-AGED STANDSMANAGEMENT OF Amburana cearensis var. acreana IN ACRE STATE, BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

VATRAZ, Silvane  and  BORGES, Fabricio Quadros. PROCEDIMENTOS DE CONTROLE DO VOLUME DE MADEIRA ESTIMADO E COLHIDO EM UM PLANTIO DE Pinus spp. NO PARANÁ. Ciênc. Florest. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp.445-453. ISSN 0103-9954.  https://doi.org/10.5902/1980509814585.

O objetivo desta investigação foi aperfeiçoar os procedimentos operacionais de controle entre o volume de madeira estimado pelo inventário florestal e o volume efetivamente colhido, de modo a reduzir as inconsistências no planejamento florestal praticado em um empreendimento florestal com plantio de Pinus spp. no Paraná. Nesse sentido, foram utilizadas as ferramentas de qualidade: Brainstorming e o Ciclo PDCA, através de uma investigação de caráter exploratório junto ao empreendimento estudado. O estudo apresentou uma inconsistência volumétrica inicial de - 24,73% entre o volume estimado pelo inventário e o efetivamente colhido. Esta inconsistência foi composta de falhas operacionais nas atividades de Inventário Florestal (+13,84%), Colheita Florestal (+15,62%) e de Expedição de Madeira (-3,08%). As aplicações das ferramentas de qualidade auxiliaram na identificação da inconsistência, assim como na revelação de falhas operacionais, o que sugeriu algumas rotinas de acompanhamento e de checagem de cada uma das atividades envolvidas no gerenciamento operacional florestal.

Keywords : Pinus spp.; ferramentas da qualidade; inventário florestal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )