SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2CONTROL PROCEDURES OF VOLUME OF ESTIMATED AND HARVESTED WOOD IN A PLANTATION OF Pinus spp. IN PARANÁ STATEEFFECT OF AGE AND CLONE ON THE QUALITY OF Eucalyptus spp WOOD AIMING BIOENERGY PRODUCTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

BRAZ, Evaldo Muñoz et al. MANEJO DE Amburana cearensis var. acreana NO ESTADO DO ACRE, BRASIL. Ciênc. Florest. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp.455-463. ISSN 0103-9954.  https://doi.org/10.5902/1980509814586.

Os objetivos desse trabalho foram: a) analisar a distribuição geográfica e a estrutura populacional de Amburana cearensis var. acreana; b) calcular taxas de corte sustentáveis baseado em ciclos de corte estipulados e c) simular a recuperação potencial em volume baseado na taxa de corte calculada. Foram usados dados de planos de manejo florestal sustentável, e os resultados contribuirão para as tomadas de decisão futuras sobre sua condição de espécie ameaçada. Os resultados não corroboram a informação de que a Amburana cearensis var. acreana está ameaçada no Estado do Acre. Entretanto, o manejo sustentável dessa espécie só será possível se for considerada a estrutura para a população remanescente ideal e a estimativa da taxa ótima de corte, considerando o ciclo de corte vigente.

Keywords : manejo florestal; ciclo de corte sustentável; taxa de corte sustentável.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )