SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2MANAGEMENT OF Amburana cearensis var. acreana IN ACRE STATE, BRAZILEVALUATION OF ADHESIVES BASED ON TANNINS FROM Pinus caribaea var. bahamensis AND Acacia mearnsii IN THE MANUFACTURE OF PARTICLEBOARD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

PROTASIO, Thiago de Paula; NEVES, Thiago Andrade; REIS, Aliny Aparecida dos  and  TRUGILHO, Paulo Fernando. EFEITO DA IDADE E CLONE NA QUALIDADE DA MADEIRA DE Eucalyptus spp VISANDO À PRODUÇÃO DE BIOENERGIA. Ciênc. Florest. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp.465-477. ISSN 0103-9954.  https://doi.org/10.5902/1980509814587.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da idade e clone na qualidade da madeira de Eucalyptus spp visando à produção de carvão vegetal e bioenergia. Foram avaliados quatro clones de Eucalyptus spp nas idades de 57 e 69 meses. Foram amostradas quatro árvores por clone em cada idade. Determinou-se a densidade básica média, a densidade básica no DAP, o poder calorífico superior e os teores de lignina, extrativos totais, cinzas, holocelulose e a análise química elementar (C, H, N, S e O). Na avaliação do experimento utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado em um esquema fatorial 4 x 2. Além disso, foi realizada a análise multivariada de componentes principais. Observou-se, de maneira geral, efeito da idade na qualidade da madeira. Os teores de cinzas, hidrogênio e nitrogênio tenderam a diminuir com o aumento da idade para todos os clones avaliados. Já o teor de oxigênio apresentou um acréscimo com a idade dos clones. O teor de lignina apresentou significativo aumento com a idade, sendo o contrário observado para o teor de holocelulose. Os clones de 69 meses apresentaram os maiores teores de lignina, mas não os maiores valores para a densidade básica da madeira. Já os clones I144 e I220 apresentaram os maiores valores médios para essa característica, o que pode ser benéfico para a produção de carvão vegetal.

Keywords : biomassa; bioenergia; carvão vegetal; composição química.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )