SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Influência da saturação por bases na qualidade e crescimento de mudas de cedro-australiano (Toona ciliata M. Roem var. australis)Fenologia de Brosimum gaudichaudii trécul. (Moraceae) no cerrado de Mato Grosso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

PEGO, Rogério Gomes; GROSSI, José Antonio Saraiva; QUEIROZ, Isabel Dayane de Sousa  e  VASCONCELLOS, Henrique Castro. Physiological responses of Erythrina verna seedlings on seed pre-germinative treatments and sowing depth. Ciênc. Florest. [online]. 2015, vol.25, n.1, pp.59-66. ISSN 0103-9954.  https://doi.org/10.1590/1980-509820152505059.

Este trabalho objetivou determinar o melhor tratamento pré-germinativo de sementes e a profundidade de semeadura mais adequada para a produção de mudas de Erythrina verna. Para isso, os seguintes tratamentos pré-germinativos foram estudados: testemunha (sementes intactas), escarificação mecânica na região oposta ao hilo com auxílio de lixa no 80, escarificação mecânica na região da rafe com auxílio de lixa no 80, embebição em água por 24 horas. Em um segundo experimento, as sementes foram semeadas nas profundidades de 1, 2, 3, 4, 5 e 6 cm. Após 15 dias avaliou-se a porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência, comprimento da parte aérea e comprimento da raiz das plântulas, massa seca de parte aérea e massa seca de raiz das plântulas. As sementes de Erythrina verna apresentam dormência tegumentar que pode ser superada pela escarificação mecânica na região oposta ao hilo. As plântulas apresentam a melhor qualidade fisiológica quando as sementes são semeadas à profundidade de 1 a 3 cm, onde a maior porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência, comprimento da parte aérea e da raiz e massa seca da parte aérea são obtidos.

Palavras-chave : Mulungu; dormancy; ornamental species; landscape.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )