SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Avifauna composition and abundance in four vegetation physiognomies of a rural area of the Atlantic Forest domain in Southern BrazilDynamics of the chemical characteristics of a forest substrate exposed to irrigation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

SILVA, Renata Botelho Machado da et al. Relação solo/vegetação em ambiente de cerrado sobre influência do grupo Urucuia. Ciênc. Florest. [online]. 2015, vol.25, n.2, pp.363-373. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509818455.

A vegetação de Cerrado brasileiro compreende um mosaico natural de fisionomias, de campos abertos a savanas e florestas. Acredita-se que a presença de diferentes fitofisionomias em uma região pode ser explicada em parte pela relação direta com os atributos do solo presentes na mesma. O presente trabalho objetivou estudar a relação entre solo e vegetação em uma área do Bioma Cerrado sobre influência do Grupo Urucuia. Para tanto, foi realizado um levantamento de solos e vegetação na escala 1:50.000 em uma área de aproximadamente 32 mil hectares localizada na região da tríplice divisa entre Minas Gerais, Goiás e Bahia, tendo como substrato o arenito do Grupo Urucuia. Os resultados analíticos das classes de solos foram relacionados com os dados das fitofisionomias presentes através de análise estatística comum e pela determinação dos componentes principais. Os solos da região refletiram bem o material de origem, apresentando elevados teores de areia, com predomínio de Latossolo Vermelho Amarelo distrófico típico e Latossolo Amarelo Distrófico psamítico, presentes em mais de 35% de toda a área de estudo. A fitofisionomia mais comum foi o Cerrado sentido restrito típico. A análise dos componentes principais indicou que a areia fina, a argila e o alumínio responderam por 93,7% da variabilidade da relação entre solos e as fitofisionomia.

Keywords : geoprocessamento; análise canônica; levantamento de solos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )