SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4GROWTH, NUTRIENT AND TOTAL PHENOLS ACCUMULATION IN AUSTRALIAN RED CEDAR SEEDLINGS (Toona ciliata) INOCULATED WITH MYCORRHIZAL FUNGIGROWTH RATE OF TREE SPECIES IN A TERRA FIRME NATURAL FOREST AFTER LOGGING AND SILVICULTURAL TREATMENTS, IN THE MUNICIPALITY OF PARAGOMINAS, PARÁ, BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

FAGANELLO, Luiz Roberto; DRANSKI, João Alexandre Lopes; MALAVASI, Ubirajara Contro  and  MALAVASI, Marlene de Matos. EFEITO DOS ÁCIDOS INDOLBUTÍRICO E NAFTALENOACÉTICO NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS SEMILENHOSAS DECordia trichotoma (Vell.) Arrab. ex Steud. Ciênc. Florest. [online]. 2015, vol.25, n.4, pp.863-871. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509820584.

O presente trabalho objetivou avaliar os efeitos de diferentes concentrações de ácido indolbutírico e do ácido α-naftaleno acético no enraizamento de estacas semilenhosas coletadas de brotações de mudas de Cordia trichotoma. As mudas foram produzidas por sementes, constituindo um jardim miniclonal com posterior poda da parte aérea. As brotações foram colhidas resultando em estacas semilenhosas com 12,0 cm de comprimento e, 5,5 mm de diâmetro e um par de folhas na porção apical reduzida pela metade. Os tratamentos compreenderam a imersão rápida da base das estacas em ácido indolbutírico (AIB) e ácido α-naftaleno acético (ANA) nas concentrações de 0, 2.000, 4.000, 6.000, 8.000 mg L-1 em delineamento de blocos casualizados com arranjo bifatorial 2 x 5. Após 60 dias do estaqueamento, foram avaliados a porcentagem de enraizamento, o número e comprimento das raízes, a porcentagem de brotações, o número de brotos e folhas novas, a porcentagem de estacas com calos, assim como a sobrevivência e mortalidade. O fitorregulador AIB na concentração de 8.000 mg L-1 promoveu maior enraizamento, resultando em 28,9% das estacas enraizadas, e com maior número de raízes por estaca. Para o ANA, não houve efeito significativo sobre o enraizamento. O aumento crescente da concentração dos fitorreguladores reduziu linearmente a emissão de brotações e folhas novas e aumentou linearmente a mortalidade de estacas, afetando negativamente os componentes da parte aérea das estacas semilenhosas de Cordia trichotoma.

Keywords : Louro-pardo; propagação vegetativa; estaquia; fitorreguladores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )