SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4INFLUÊNCIA DA COMPOSIÇÃO DE GRUPOS ECOLÓGICOS, ESPAÇAMENTO E ARRANJO DE PLANTIO NA RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES EM MARGEM DE RESERVATÓRIOGERMINAÇÃO E REINDUÇÃO DA TOLERÂNCIA À DESSECAÇÃO EM SEMENTES DE Senna multijuga (RICH.) IRWIN ET BARN índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

COSTA JUNIOR, José Carlos da et al. QUALIDADE SANITÁRIA E FISIOLÓGICA, MÉTODOS DE DETECÇÃO DE Fusarium spp. E TRATAMENTO DE SEMENTES DE PUPUNHEIRA. Ciênc. Florest. [online]. 2016, vol.26, n.4, pp.1119-1131. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509825029.

Desde o ano 2000 é verificada a ocorrência da doença podridão da base do estipe (PBE), causada por Fusarium spp., em plantios de pupunheira (Bactris gasipaes Kunth. var. gasipaes Henderson). A PBE pode se tornar limitante para o cultivo da pupunheira, ocorrendo em plantas com diferentes idades. Tem-se verificado a presença do patógeno em sementes. Os objetivos deste trabalho foram: avaliar a qualidade sanitária e fisiológica de oito lotes comerciais de sementes de pupunheira provenientes da região de Porto Velho - RO; avaliar dois métodos de detecção de Fusarium spp. em sementes; avaliar a patogenicidade e agressividade de isolados de Fusarium spp. obtidos de sementes ; avaliar o tratamento químico de dois lotes de sementes de pupunheira para o controle de Fusarium spp. Houve grande variação entre os lotes de sementes de pupunheira quanto à germinação, vigor e emergência de plântulas. Fusarium spp. pode ser transmitido das sementes para plântulas causando a doença PBE. A metodologia do papel-cartão para detecção de Fusarium spp. mostrou-se mais eficaz na recuperação deste patógeno em sementes de pupunheira. Os fungicidas tiofanato metílico+clorotalonil e tiofanato metílico controlaram Fusarium spp. em sementes de pupunheira. Fusarium oxysporum e Fusarium proliferatum, isolados de semente e plântula, respectivamente, foram patogênicos à pupunheira.

Palavras-chave : palmito de pupunha; fitopatologia; patologia de sementes..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )