SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4ANÁLISE DE SENSIBILIDADE, POR MEIO DE REDE NEURAL ARTIFICIAL, DAS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM O ENCANOAMENTO DIAGONAL EM UMA MÁQUINA DE PAPEL-CARTÃOESTUDOS FITOSSOCIOLÓGICOS E DENDROMÉTRICOS EM UM FRAGMENTO DE CAATINGA, SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS - PB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

BLUMENFELD, Esther Carone; SANTOS, Rozely Ferreira dos; THOMAZIELLO, Sueli Aparecida  e  RAGAZZI, Sidnei. RELAÇÕES ENTRE TIPO DE VIZINHANÇA E EFEITOS DE BORDA EM FRAGMENTO FLORESTAL. Ciênc. Florest. [online]. 2016, vol.26, n.4, pp.1301-1316. ISSN 1980-5098.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509825150.

Os efeitos de borda em fragmentos de floresta constituem a consequência mais significativa da fragmentação promovida pelos usos da terra. Para compreendê-los e manejá-los é necessário um conhecimento mais preciso sobre as influências exercidas pelas diferentes tipologias de uso sobre as fronteiras dos fragmentos florestais. Nessa direção, este estudo identificou e estabeleceu a extensão de efeitos de borda em um fragmento de floresta em relação a diferentes vizinhanças. O trabalho foi realizado na Reserva Florestal do Morro Grande - SP e seu entorno. A região foi mapeada e foram selecionadas três tipologias para estudo dos respectivos efeitos de borda: florestal, urbana e agrícola. A qualificação e a extensão dos efeitos de borda foram obtidas por meio do levantamento em campo de indicadores dos efeitos em transecções de 100 metros, avaliados por análise de variância. O grupo de indicadores abióticos apresentou predomínio de efeitos de borda em profundidades menores que 70 m e foi mais expressivo quando a vizinhança era a ocupação urbana. O grupo de indicadores bióticos se estendeu além dos 100 m e os efeitos foram mais intensos na tipologia agrícola. Pelo método adotado, os melhores parâmetros para análise dos efeitos de borda foram temperatura e diâmetro das árvores.

Palavras-chave : conservação; influência humana; planejamento ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )