SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3EVALUATION OF PHYSICAL AND MECHANICAL PROPERTIES OF RICE HUSK PANELS GLUED WITH TANNIN-FORMALDEHYDESTUDY OF THE ADDITION OF LIGNIN EXTRACTED FROM KRAFT BLACK LIQUOR IN THE MECHANICAL PROPRIETIES OF BRIQUETTES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

CASTRO, Vinicius Resende et al. EFEITO DA APLICAÇÃO DO POTÁSSIO, DO SÓDIO E DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NA DENSIDADE APARENTE A 12% DE UMIDADE DO LENHO JUVENIL DE ÁRVORES DE Eucalyptus grandis. Ciênc. Florest. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp.1017-1027. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509828675.

Expressiva área das plantações florestais de eucalipto de rápido crescimento no Brasil e em outras regiões do mundo encontra-se sob o efeito das mudanças climáticas, do estresse hídrico e da baixa fertilidade do solo, afetando o crescimento e a qualidade do lenho das árvores. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a densidade aparente a 12% de umidade do lenho das árvores de Eucalyptus grandis com 12, 24 e 36 meses, com redução da precipitação pluviométrica e nutrição de K e Na. Os tratamentos foram definidos por dois regimes hídricos (100 e 66% das chuvas, com redução artificial com lonas de polietileno) e três tipos de nutrição: K (K - 4,5 kmol/ha), N (Na - 4,5 kmol/ha) e controle. A densidade aparente a 12% de U.R. das amostras da posição do DAP do tronco das árvores foi determinada pela densitometria de raios X e por imagens digitais do lenho. Os resultados indicaram diferença significativa da densidade aparente a 12% de U.R. das árvores de eucalipto nos tratamentos de nutrição e de disponibilidade hídrica. O perfil radial de densidade aparente mostrou maior diferença a partir do terceiro ano de idade das árvores. Pelas imagens digitais, analisou-se a variação radial da densidade aparente da madeira. Os resultados do trabalho fornecem subsídios para a adoção de práticas silviculturais nas áreas de plantações florestais com estresse hídrico e/ou afetadas pelas mudanças climáticas, bem como a substituição parcial de K por Na.

Keywords : nutrição; estresse hídrico; densitometria de raios X; qualidade do lenho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )