SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3RESISTANCE OF BAIT GRANULATED DISTRIBUTED IN BULK AND BAIT HOLDER TO ACTION OF HUMIDITY IN AREAS OF TO ACTION OF MOISTURE IN Pinus taeda PLANTING IN SOUTHERN HIGHLANDS CATARINENSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

MOUTINHO, Victor Hugo Pereira et al. CARACTERIZAÇÃO E CORRELAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE AS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO CARVÃO DE CLONES DE Eucalyptus e Corymbia. Ciênc. Florest. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp.1095-1103. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509828684.

O estudo teve como objetivo analisar as propriedades físicas e mecânicas do carvão de clones de eucalipto por análise de componentes principais e demonstrar as correlações entre essas propriedades, a fim de avaliar qual propriedade de carvão deve ser almejada no processo para obter um produto de alta qualidade. Desta forma, foram cortados oito clones de Eucalyptus e dois de Corymbia, coletando três árvores por clone e cinco discos em diferentes alturas. Os discos foram transformados em amostras para ensaio, totalizando uma média de 75 amostras por clones, que foram carbonizados sob condições específicas para a análise da densidade aparente, compressão paralela às fibras e degradação linear e volumétrica devido à alta temperatura. Vale ressaltar que os dados foram ponderados pelo disco e por árvore, para a uma média mais próxima da realidade. Para as correlações, foi utilizada a análise multivariada de componentes principais. Nisto, verificou-se a ação da densidade aparente do carvão como o ponto focal das outras propriedades estudadas e observou-se que quanto maior a densidade, maior será a força de compressão paralela à grã, o módulo de elasticidade e o rendimento gravimétrico.

Keywords : caracterização energética; análise dos componentes principais; Eucalipto.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )