SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4REGENERAÇÃO HERBÁCEA EM ÁREAS DEGRADADAS DE CAATINGA ENRIQUECIDAS COM ÁRVORES NATIVASESTRUTURA DA ASSEMBLEIA DE SCOLYTINAE (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) EM ÁREAS FLORESTADAS COM Eucalyptus spp. NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

LEITE, Tiago de Sousa et al. PRODUÇÃO DE MUDAS DE Enterolobium contortisiliquum E PARTIÇÃO DE ASSIMILADOS EM RESPOSTA À ADUBAÇÃO FOSFATADA E INOCULAÇÃO COM FUNGOS MICORRÍZICOS. Ciênc. Florest. [online]. 2017, vol.27, n.4, pp.1157-1166. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509830293.

Este estudo teve por objetivo avaliar a produção de mudas de timbaúba (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong) e a partição de assimilados em resposta a diferentes doses de fósforo (P), na presença e ausência de fungos micorrízicos arbusculares. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso no esquema fatorial 5 x 2, com quatro repetições representadas por três plantas cada. O primeiro fator foi composto por doses de P (0, 50, 100, 150 e 200 mg.Kg de solo-1), utilizando-se como fonte do mesmo o adubo superfosfato simples (P2O5). O segundo fator constou da presença ou ausência de fungos micorrízicos arbusculares. Foram realizadas avaliações não destrutivas das plantas para altura da parte aérea (APA), diâmetro do colo (DC) e número de folhas (NF) aos 98 dias após a semeadura (DAS). Posteriormente, foram realizadas as análises de índice de conteúdo de clorofila (ICC), matéria seca das folhas (MSF), matéria seca dos caules (MSC), matéria seca da parte aérea (MSPA) e matéria seca das raízes (MSR). Foi também determinada a área foliar (AF), razão de peso foliar (RPF), área foliar específica (AFE), índice de qualidade de Dickson (IQD) e a relação matéria seca da parte aérea/raízes (MSPA/R). A dose de 100 mg.Kg-1 de P mostrou-se a mais eficiente para a produção de mudas de timbaúba (Enterolobium contortisiliquum) no município de Mossoró - RN, não havendo benefícios na utilização de fungos micorrízicos arbusculares até os 98 DAS, promovendo distribuição de fotoassimilados entre os órgãos de mudas jovens favorável ao estabelecimento em campo.

Palavras-chave : adubação; matéria seca; área foliar; índice de qualidade de Dickson..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )