SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1MATHEMATICAL MODELS FOR ESTIMATE THE FINE AND DEAD FUEL MOISTURE CONTENTPECAN IN BRAZIL: AN ENTOMOLOGICAL REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

MALAVASI, Marlene de Matos; DAVIS, Antony Swick  and  MALAVASI, Ubirajara Contro. SELEÇÃO DE SEMENTES DE ESPÉCIES ARBÓREAS PARA A RESTAURAÇÃO DE PAISAGENS EM MEIO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Ciênc. Florest. [online]. 2018, vol.28, n.1, pp.446-455. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509831628.

Se as alterações climáticas prosseguirem como previsto, as plantas bem adaptadas ao clima atual estarão crescendo sob condições subótimas. Projetos de restauração florestal devem ser baseados no conhecimento científico específico sob mudanças climáticas. A revegetação com espécies nativas é identificado como uma solução parcial para muitos problemas de paisagem e da biodiversidade ligados à restauração. O material vegetal pode ser selecionado localmente ou em locais mais distantes dentro da ocorrência das espécies. Nas últimas décadas, o material genético para projetos de revegetação foi, muitas vezes, coletado localmente. No entanto, a seleção de sementes de espécies lenhosas para a restauração ecológica é uma questão altamente complexa. As plantas atualmente adaptadas ao local poderão futuramente não se readaptarem. As estratégias de adaptação resultantes das alterações climáticas nem sempre poderão ocorrer através de simples mudança de fontes de sementes ao longo de gradientes ambientais. A restauração através do estabelecimento de populações de espécies lenhosas geneticamente diversas e adequadas à estabilidade do ecossistema não tem sido frequentemente avaliada. Esta revisão pretende discutir aspectos relevantes da seleção de sementes de espécies lenhosas para futuros projetos de restauração. Utilizaram-se manuscritos abordando sementes de espécies arbóreas revisados e publicados nas últimas duas décadas independentemente dos continentes.

Keywords : germinação de sementes; espécies nativas; adaptação vegetal; genética de sementes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )