SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3BIOMASS ALLOMETRIC FUNCTION WITH SATELLITE IMAGES OF HIGH SPATIAL RESOLUTIONGROWTH AND TOLERANCE OF Enterolobium contortisiliquum Vell. SEEDLINGS GROWN IN CONTAMINATED SOIL WITH ZINC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

SALES, Nathana Izabela Silva; LEAO, Evelynne Urzêdo; GIONGO, Marcos  and  SANTOS, Gil Rodrigues dos. PATOGENICIDADE E TRANSMISSÃO DE FUNGOS ASSOCIADOS ÀS SEMENTES DE Tectona grandis L.f. Ciênc. Florest. [online]. 2018, vol.28, n.3, pp.970-978. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509833369.

A produção de mudas de teca é realizada principalmente por sementes, que é um importante veículo de transmissão de diversos patógenos. Objetivou-se com este trabalho identificar e quantificar os fungos associados às sementes de teca, a patogenicidade desses microrganismos às mudas e a transmissibilidade semente-plântula. Para o teste de sanidade foram utilizadas sementes coletadas no estado do Tocantins e outras adquiridas nos estados do Goiás (GO) e São Paulo (SP). Os tratamentos utilizados foram sementes desinfestadas e não desinfestadas, e sementes com e sem mesocarpo. O ensaio foi conduzido utilizando o método do papel de filtro (Blotter test). Para o teste de patogenicidade em mudas, foram utilizados os isolados de Fusarium sp., Botryodiplodia sp., Alternaria sp. e Plenodomus sp. Para a avaliação da transmissão de fungos via semente-plântula foram utilizadas sementes de cada local. Foram identificados os seguintes gêneros de fungos nas sementes: Fusarium, Trichoderma, Botryodiplodia, Aspergillus, Penicillium, Rhizopus, Cladosporium, Alternaria e Plenodomus. Foi observada maior ocorrência de fungos nas sementes provenientes dos estados de GO e SP. Fusarium foi o gênero fúngico com maior incidência nas sementes dos três estados. Apenas os gêneros Fusarium e Botryodiplodia foram patogênicos às mudas de teca. Houve baixa transmissibilidade semente-plântula, sendo que apenas o gênero fitopatogênico Fusarium foi transmitido.

Keywords : fitopatógenos; sanidade de sementes; produção de mudas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )