SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3CARVÃO ATIVADO A PARTIR DE BAMBU (Bambusa vulgaris) PARA REMOÇÃO DE AZUL DE METILENO: PREDIÇÕES PARA APLICAÇÕES AMBIENTAISTÉCNICAS DE ANÁLISE DE IMAGEM PARA CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DE SEMENTES DE PARICARANA (Bowdichia virgilioides Kunth) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

MARCONDES, Camila Juliane; VENTORIM, Gustavo; SANTOS, Rafael dos  e  PEREIRA, Felipo Augusto. AVALIAÇÃO DO EFEITO DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO NO BRANQUEAMENTO DE POLPA CELULÓSICA COM PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO. Ciênc. Florest. [online]. 2018, vol.28, n.3, pp.1192-1201. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/1980509833463.

O mercado de polpa celulósica branqueada tem trabalhado de modo a promover níveis de alvura com valores de 92% ISO obedecendo, contudo, às normas ambientais e buscando processos menos agressivos. Assim, o dióxido de cloro adicional que seria necessário para a elevação da alvura tem sido substituído pelo peróxido de hidrogênio. No presente trabalho, objetivou-se avaliar a influência da variação da carga de peróxido de hidrogênio, pressão e temperatura na sequência de branqueamento D0(E+P)D1(P+O). Para isto foi utilizada polpa kraft industrial, proveniente de híbrido de Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis, pré-deslignificada com oxigênio, cujas características inicias eram: alvura de 61,8% ISO, viscosidade de 36,9 cP e número kappa de 8,9. O último estágio (P+O) foi realizado variando-se a carga de peróxido de hidrogênio (3 kg/t e 6 kg/t), a temperatura (95ºC e 105ºC) e a pressão (0 atm e 5 atm). Para avaliar o efeito de tais variações nas propriedades da polpa celulósica realizaram-se os testes de viscosidade, alvura e reversão de alvura de acordo com normas TAPPI. De modo geral, o aumento da carga de peróxido de hidrogênio (de 3 para 6 kg/t) proporcionou um pequeno incremento nos valores de alvura e uma pequena redução da viscosidade da polpa celulósica. O aumento de 10ºC na temperatura teve efeito positivo sobre o parâmetro de alvura, com acréscimo dos respectivos valores, por outro lado, para a viscosidade, os valores encontrados apresentaram tendência de redução. Para a variação de pressão de oxigênio observou-se também aumento da alvura e diminuição da viscosidade.

Palavras-chave : dióxido de cloro; peróxido pressurizado; número kappa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )