SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4FAUNA DE FORMIGAS EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE USINA HIDROELÉTRICALeptocybe invasa (HYMENOPTERA: EULOPHIDAE) EM MUDAS DE EUCALIPTO NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

ELIAS, Guilherme Alves et al. ÁRVORES DE UM FRAGMENTO FLORESTAL URBANO EM SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL: FLORÍSTICA E ESTRUTURA. Ciênc. Florest. [online]. 2018, vol.28, n.4, pp.1755-1769. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/1980509835335.

Este trabalho teve como objetivo realizar levantamento florístico e estrutural em um fragmento florestal urbano no Parque Ecológico Municipal José Milanese, no município de Criciúma, Santa Catarina, sul do Brasil, enfatizando a importância deste fragmento para a conservação de espécies ameaçadas. O levantamento consistiu na instalação de 100 parcelas contíguas de 10 × 10 m em Floresta Ombrófila Densa Submontana, sendo amostradas todas as espécies arborescentes com diâmetro à altura do peito (DAP) ≥ 5 cm. Foram registradas 137 espécies, sendo Myrtaceae a família mais rica. Cryptocarya moschata Nees & Mart. apresentou o maior valor de importância, principalmente pelo maior diâmetro de seus caules, seguida por Psychotria vellosiana Benth., Myrcia pubipetala Miq. e Guatteria australis A.St.-Hil., evidenciando a possibilidade de suas utilizações em programas de restauração ecológica em fragmentos florestais da região. Conclui-se que o fragmento estudado apresenta elevada riqueza específica, quando comparado com outros na região, tornando-o uma importante fonte de propágulos para áreas adjacentes. Além disso, o conhecimento produzido a partir deste estudo poderá fornecer alternativas de uso e manejo em áreas similares, ou mesmo, ambientes florestais alterados, de forma geral.

Palavras-chave : Biodiversidade; Floresta Atlântica; restauração florestal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )