SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2In vitro establishment of olive tree ‘Arbequina’ and ‘Koroneiki’Definition of priority areas for soil and water conservation in the Itanguá watershed, Capão Bonito, SP state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

MOTA, Maurício Tavares da; BRESSANE, Adriano; ROVEDA, José Arnaldo Frutuoso  and  ROVEDA, Sandra Regina Monteiro Masalskiene. Classificação de estágios sucessionais de florestas atlânticas: uma abordagem metodológica baseada em sistema fuzzy. Ciênc. Florest. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp.519-530.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509830688.

O presente trabalho tem como objetivo propor e avaliar um método baseado em modelagem fuzzy para classificação de estágios de sucessão florestal. A construção do modelo considerou critérios estabelecidos pela Resolução CONAMA no 01 de 31 de janeiro de 1994, que define vegetação secundária nos estágios inicial, médio e avançado de regeneração da Mata Atlântica, como diretrizes para o licenciamento de exploração da vegetação nativa no Estado de São Paulo. O modelo proposto foi aplicado para classificação de casos reportados na literatura, nos quais uma análise florística e fitossociologica da estrutura florestal havia sido realizada segundo o julgamento de especialistas. Como resultado, a modelagem fuzzy proporcionou uma concordância substancial quando avaliado por meio do índice Kappa. Portanto, conclui-se que a proposta do método baseado em modelagem fuzzy representa uma alternativa promissora para tratar a subjetividade e a incerteza associadas à classificação dos estágios sucessionais de uma formação florestal.

Keywords : Sucessão ecológica; Lógica fuzzy; Floresta atlântica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )