SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Productivity of mini-stumps and rooting of mini-cuttings of erva mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.) clonesModeling of tree recruitment by artificial neural networks after wood harvesting in a forest in eastern Amazon rain forest author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

BENDER, Ana Flávia; SOUZA, Jeanette Beber de  and  VIDAL, Carlos Magno de Sousa. Tecnologias avançadas de tratamento visando à remoção de cor e fenol de efluente de indústria de celulose e papel. Ciênc. Florest. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp.571-582.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509832503.

O presente artigo teve como enfoque a remoção de cor e fenol presentes em efluente proveniente da indústria de papel e celulose a partir do emprego das tecnologias avançadas: (i) coagulação/floculação/sedimentação, (ii) filtração em carvão ativado, (iii) combinação de coagulação/floculação/sedimentação com a filtração em carvão ativado. Os ensaios foram realizados em jarteste e unidade de filtração em escala de bancada. Os principais resultados obtidos foram remoções de: 89% da cor e 60% do fenol no tratamento por coagulação, floculação e sedimentação; 45% da cor e 47% do fenol no tratamento por filtração em carvão ativado e 99% da cor e acima de 93% de fenol ao tratar o efluente por ciclo completo (coagulação, floculação, sedimentação seguido de filtração). Com esse último tratamento foi possível obter efluente final com elevada qualidade e atender à legislação ambiental sob diversos aspectos.

Keywords : Efluentes industriais; Tratamento terciário; Carvão ativado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )