SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Hydrological processes in wathershed within the State Park of Serra do Mar, Santa Virgínia stewardshipThe effects of magnesium deficiency on sugar partitioning do not restrict the root growth in Eucalyptus young plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

TONINI, Helio  and  BALDONI, Aisy Botega. Estrutura e regeneração de Bertholletia excelsa Bonpl. em castanhais nativos da Amazônia. Ciênc. Florest. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp.607-621.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509822112.

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de comparar a estrutura diamétrica e os indicadores de regeneração natural em castanhais nativos e correlacioná-los à fase de desenvolvimento da floresta, à intensidade de coleta de sementes e à exploração madeireira. Os dados foram coletados em 54 hectares nos municípios de Caracaraí - RR e Itaúba - MT. As distribuições de frequência diamétricas foram comparadas por medidas de tendência central, variabilidade, forma e aderência por Kolmogorov-Smirnov. A regeneração natural foi correlacionada às variáveis ecológicas, intensidade de coleta e à atividade da fauna pelo Coeficiente de Correlação de Spearman e as medias comparadas por Kruskal-Wallis. Os castanhais apresentaram estruturas diamétricas diferenciadas, o que pode ser atribuído a diferenças no percentual de indivíduos jovens nas menores classes diamétricas. A maior densidade de regenerantes nas clareiras e a inexistência de correlação significativa entre a taxa de coleta e os indicadores de regeneração natural indicaram que a abertura do dossel provocada pela exploração florestal madeireira pode ter sido o fator de maior impacto no estabelecimento da regeneração natural e no rejuvenescimento dos castanhais.

Keywords : Castanheira-do-brasil; Mato Grosso; Roraima; Intensidade de coleta de sementes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )