SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2The effects of magnesium deficiency on sugar partitioning do not restrict the root growth in Eucalyptus young plantsSanitary and physiological quality of Chorisia Glaziovii O. Kuntze seeds treated with plant extracts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

MARTINS, Eline Matos et al. O uso de sistemas agroflorestais diversificados na restauração florestal na Mata Atlântica. Ciênc. Florest. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp.632-648.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509829050.

Com a nova legislação ambiental brasileira vislumbra-se a possibilidade do uso de sistemas agroflorestais diversificados para recompor áreas de preservação permanente e reserva legal, principalmente em pequenas propriedades rurais. Uma pergunta que surge, diz respeito à capacidade desses sistemas em reduzir custos na restauração florestal e, ao mesmo tempo apresentar eficiência ecológica similar aos plantios em que se faz uso exclusivo de espécies nativas do bioma em questão. Buscando a resposta avaliou-se nesse estudo um sistema agroflorestal implantado em 2005, em Seropédica - RJ, que tinha o objetivo de interligar dois fragmentos florestais ali existentes. Desde então foram feitas avaliações da serapilheira, micro e mesofauna do solo desse “corredor agroflorestal” na interligação desses fragmentos. Os resultados indicaram que a quantidade e a qualidade da fauna do solo e fungos micorrízicos foram favorecidos pelo sistema agroflorestal em comparação à matriz de pastagem, mas tanto a riqueza, quanto a abundância ainda se encontram em níveis inferiores aos fragmentos florestais interligados. A pastagem próxima ao sistema agroflorestal vem se beneficiando da melhoria ambiental ali existente, criando um “efeito de borda positivo”, situação bem distinta da pastagem que se encontrava mais distante da área de influência do corredor agroflorestal. Para os indicadores utilizados, o sistema agroflorestal foi eficiente.

Keywords : Corredor agroflorestal; Fragmentação; Indicadores ecológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )