SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Sanitary and physiological quality of Chorisia Glaziovii O. Kuntze seeds treated with plant extractsComputational simulation of mixing devices in combustion chamber for carbonization gases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

AMARAL, Gustavo Correiro do; VARGAS, André Barbosa  and  ALMEIDA, Fábio Souto. Efeitos de atributos ambientais na biodiversidade de formigas sob diferentes usos do solo. Ciênc. Florest. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp.660-672.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509833811.

O objetivo foi avaliar a influência de variáveis ambientais sobre a fauna de formigas em um fragmento de floresta nativa e em áreas cultivadas. Os dados foram coletados no município de Seropédica - RJ, nas estações chuvosa e seca, em um cultivo de bananas (Musa pariadisiaca L.), uma agrofloresta, um cafezal (Coffea conephora Pierre) sombreado com Gliricidia sepium (Jacq.) e um fragmento de floresta (8 ha) em estágio intermediário de sucessão secundária. Para a amostragem, foram utilizadas armadilhas de queda tipo pitfall e extratores de Winkler. Foram coletadas 53 espécies de formigas, ocorrendo maior riqueza de espécies na agrofloresta (38 espécies), seguida do cafezal (31 espécies), floresta secundária (29 espécies) e plantação de bananeiras (28 espécies). Na estação seca houve o efeito do tipo de uso do solo e da profundidade de serapilheira sobre a riqueza e diversidade de espécies de formigas. Nas duas estações, a composição de espécies de formigas variou significativamente entre todas as áreas estudadas. Os sistemas agroflorestais funcionam como alternativa às monoculturas pela diversidade de espécies cultivadas e estratos vegetais que apresentam. Neste sentido, o aumento da heterogeneidade estrutural do ambiente e da profundidade de serapilheira, em áreas cultivadas na estação seca, proporciona maior riqueza e diversidade de espécies de formigas, além de mudanças na composição de espécies.

Keywords : Conservação; Formicidae; Sistemas agroflorestais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )