SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Evaluation of conflict of land use in the Lamarão river watershed, Federal DistrictEctomycorrhizal fungi in pecan orchards and the potential of truffle cultivation in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

SOUSA, Rosângela Ribeiro de et al. Impacto da queima de vegetação do Cerrado sobre fungos habitantes do solo. Ciênc. Florest. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp.965-974.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 0103-9954.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509822614.

Existem poucos estudos relacionados ao impacto de queimadas sobre os fungos habitantes do solo presente no cerrado. Objetivou-se com este trabalho identificar a micoflora presente em amostras de solos, antes e após o processo de queimada em duas profundidades, observando a interferência deste processo na população de fungos habitantes do solo. As amostras foram coletadas em uma área, no município de Jaú do Tocantins, Estado do Tocantins. Foram instalados bioensaios em delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições e cinco tratamentos, representados por diferentes concentrações de solução do solo. A identificação dos fungos foi feita, em nível de gênero, de acordo com suas estruturas morfológicas formadas em meio de cultura, através de observações em microscópio ótico. Na área antes da queimada, observou-se a presença de maior diversidade de gêneros e quantidade de colônias fúngicas. O contrário foi constatado na área posteriormente submetida à queimada, que apresentou menor número de colônias fúngicas. Dos gêneros identificados, destacaram-se Aspergillus, Penicillium, Cladosporium, Fusarium, Mucor, Pythium e Trichoderma, que apresentaram maior número de colônias em quantidades representativas. Observou-se ainda uma redução em torno de 45% na população de fungos antagonistas. Foi possível constatar que o uso do fogo na vegetação influenciou negativamente as populações microbianas presentes nas camadas mais superficiais do solo de cerrado.

Keywords : Microrganismos; Micoflora; Efeito do fogo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )