SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Variabilidade espacial do banco de sementes em área de Caatinga no Nordeste do BrasilComposição e diversidade arbórea nas quadras urbanizadas de Palmas, Tocantins índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

RISTAU, Ana Carolina Pinguelli et al. Momento de colheita de sementes de Albizia hasslerii (Chod.) Burkart em função da cor do fruto. Ciênc. Florest. [online]. 2020, vol.30, n.2, pp.556-564.  Epub 10-Jul-2020. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/1980509835362.

O objetivo deste estudo foi identificar a cor do fruto de Albizia hasslerii que corresponde a sementes com maior potencial fisiológico. Os frutos foram colhidos em diferentes estádios de maturação para a realização das análises, sendo classificados visualmente em quatro cores: 100% verde (estádio 1), ≤ 50% marrom (estádio 2), entre 50% e 99,9% marrom (estádio 3) e 100% marrom (estádio 4). Posteriormente, procedeu-se a mensuração dos atributos biométricos das sementes, e simultaneamente, Risssos testes de germinação e vigor foram instalados. Para verificar a relação da maturação de frutos com a biometria e o potencial fisiológico de sementes, determinou-se o coeficiente de correlação de Spearman (ρ). O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, sendo os resultados submetidos à análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. As sementes provenientes dos frutos que se encontravam nos estádios 3 e 4, manifestaram maior germinação e emergência, menores médias de teor de água e maior matéria seca, sendo esses indicadores do melhor momento de colheita de frutos. Já as sementes obtidas de frutos verdes apresentaram baixa germinação e vigor, alto teor de água e menor matéria seca. Conclui-se que as sementes com alto potencial fisiológico estão em frutos com cor 100% marrom, porém a partir de 50% de cor marrom já podem ser colhidos. Portanto, a cor dos frutos é considerada um indicador de maturidade fisiológica para a espécie Albizia hasslerii.

Palavras-chave : Albizia-farinha-seca; Potencial fisiológico; Estádio de maturação; Fabaceae.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )