SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Subcortical ischemic vascular disease and cognition: A systematic reviewDementia and functional decline in patients with Parkinson's disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

ZACHI, Elaine Cristina; TAUB, Anita; FARIA, Marcília de Araújo Medrado  and  VENTURA, Dora Fix. Alterações neuropsicológicas na intoxicação mercurial persistem após vários anos do afastamento à exposição. Dement. neuropsychol. [online]. 2008, vol.2, n.2, pp.91-95. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642009DN20200003.

Mercúrio metálico é um metal líquido e tóxico com ampla aplicação industrial. A exposição ocupacional ao metal ocorre principalmente por inalação. Previamente, comprometimento em várias funções neuropsicológicas foi constatado em ex-trabalhadores de fábrica de lâmpadas fluorescentes que haviam sido expostos ao vapor de mercúrio e estavam afastados da fonte de exposição por vários anos no momento do exame.

Objetivos:

Reexaminar estas funções após 18 meses, com a finalidade de verificar a possível progressão do comprometimento.

Métodos:

Treze participantes foram submetidos a testes de atenção, controle inibitório, memória verbal e visual, funções executivas, conhecimento semântico e inventários de depressão e ansiedade.

Resultados:

Na linha de base, os ex-trabalhadores mostraram lentificação psicomotora e no processamento de informações, déficit de memória verbal espontânea, além de maiores sintomas de depressão e ansiedade comparados com controles (P<0,05). Comparações pareadas do grupo exposto na linha de base e 18 meses após indicaram pior desempenho em memória imediata (P<0,05). Não houve diferença nas demais medidas.

Conclusões:

Embora a literatura mostre indícios de recuperação das funções, os efeitos neuropsicológicos relacionados ao mercúrio podem persistir por muitos anos.

Keywords : mercúrio; exposição ocupacional; cognição; testes neuropsicológicos; humor.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )