SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2O desempenho do Mini-Cog em uma amostra de idosos com baixo nível educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764

Resumo

APRAHAMIAN, Ivan; MARTINELLI, José Eduardo; NERI, Anita Liberalesso  e  YASSUDA, Mônica Sanches. O Teste do Desenho do Relógio: revisão da acurácia no rastreamento de demência. Dement. neuropsychol. [online]. 2009, vol.3, n.2, pp.74-80. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-57642009DN30200002.

O Teste do Desenho do Relógio (TDR) é um instrumento neuropsiquiátrico simples que pode ser aplicado facilmente para avaliar diversas funções cognitivas. Nos últimos 20 anos, o TDR tem despertado interesse considerável sobre seu papel no rastreio precoce de declínio cognitivo, especialmente na demência. Apesar do TDR ser considerado um bom teste para o rastreio da demência, estudos recentes com comparações com baterias neuropsiquiátricas como o CAMCOG mostram resultados variados.

Objetivos:

Investigar a importância do TDR quando comparado com outros testes comumente utilizados no diagnóstico de demência; avaliar a confiabilidade e a correlação entre escalas de pontuação do TDR em estudos recentes.

Métodos:

Uma busca sistemática na literatura foi concluída em setembro de 2008, incluindo estudos que compararam sistemas de pontuação de TDR e que compararam o TDR com baterias neuropsicométricas.

Resultados:

Doze estudos foram selecionados para análise. Sete compararam escalas de pontuação de TDR e cinco compararam o TDR com o CAMCOG e o MEEM. Oito estudos encontraram boa correlação e confiabilidade entre as escalas e outros testes.

Conclusão:

Apesar dos resultados variados nesses estudos, o TDR parece ser um bom teste de rastreio cognitivo para demência.

Palavras-chave : teste do desenho do relógio; demência; idosos..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )