Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Dementia & Neuropsychologia
versão impressa ISSN 1980-5764
Resumo
APRAHAMIAN, Ivan; MARTINELLI, José Eduardo; NERI, Anita Liberalesso e YASSUDA, Mônica Sanches. O Teste do Desenho do Relógio: revisão da acurácia no rastreamento de demência. Dement. neuropsychol. [online]. 2009, vol.3, n.2, pp.74-80. ISSN 1980-5764. http://dx.doi.org/10.1590/S1980-57642009DN30200002.
O Teste do Desenho do Relógio (TDR) é um instrumento neuropsiquiátrico simples que pode ser aplicado facilmente para avaliar diversas funções cognitivas. Nos últimos 20 anos, o TDR tem despertado interesse considerável sobre seu papel no rastreio precoce de declínio cognitivo, especialmente na demência. Apesar do TDR ser considerado um bom teste para o rastreio da demência, estudos recentes com comparações com baterias neuropsiquiátricas como o CAMCOG mostram resultados variados.
Objetivos:
Investigar a importância do TDR quando comparado com outros testes comumente utilizados no diagnóstico de demência; avaliar a confiabilidade e a correlação entre escalas de pontuação do TDR em estudos recentes.
Métodos:
Uma busca sistemática na literatura foi concluída em setembro de 2008, incluindo estudos que compararam sistemas de pontuação de TDR e que compararam o TDR com baterias neuropsicométricas.
Resultados:
Doze estudos foram selecionados para análise. Sete compararam escalas de pontuação de TDR e cinco compararam o TDR com o CAMCOG e o MEEM. Oito estudos encontraram boa correlação e confiabilidade entre as escalas e outros testes.
Conclusão:
Apesar dos resultados variados nesses estudos, o TDR parece ser um bom teste de rastreio cognitivo para demência.
Palavras-chave : teste do desenho do relógio; demência; idosos..