SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Critérios para o diagnóstico de doença de Alzheimer: recomendações do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de NeurologiaDiagnóstico de doença de Alzheimer no Brasil: exames complementares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764

Resumo

CHAVES, Márcia L.F.  e  GROUP RECOMMENDATIONS IN ALZHEIMER'S DISEASE VASCULAR DEMENTIABRAZILIAN ACADEMY OF NEUROLOGY et al. Avaliação cognitiva, comportamental e funcional: doença de Alzheimer. Dement. neuropsychol. [online]. 2011, vol.5, n.3, pp.153-166. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-57642011DN05030003.

Este artigo apresenta revisão e ampliação das recomendações sobre os testes e baterias empregados no Brasil para o diagnóstico e avaliação cognitiva, funcional e comportamental da demência na doença de Alzheimer (DA). De modo sistemático foi revista a literatura disponível (nas bases MEDLINE, LILACS e SCIELO) e os artigos foram avaliados e classificados por níveis de evidência, para se estabelecerem as recomendações. Para a avaliação funcional a recomendação é o uso das escalas IQCODE, DAFS-R, DAD, ADL-Q e Bayer para avaliação das atividades instrumentais da vida diária e escala Katz para avaliação das atividades básicas. Para avaliação dos sintomas neuropsiquiátricos foram recomendadas as escalas NPI e CAMDEX e a Cornell para depressão em demência. Como instrumento de rastreio deve-se utilizar o Mini-Exame do Estado Mental; quanto às baterias multifuncionais, pode-se aplicar CAMCOG-R, ADAS-COG, CERAD e MDRS, que avaliam brevemente várias funções cognitivas. Para avaliação clínica da demência e classificação de acordo com a gravidade é recomendada a escala CDR. São recomendados os testes por domínio cognitivo baseados nas evidências disponíveis para uso na nossa língua.

Palavras-chave : consenso; diretrizes; avaliação funcional; avaliação cognitiva; avaliação comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )