SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número4Relação entre as alterações estruturais do cerebelo e demência, transtorno do estresse pós-traumático e transtorno bipolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764

Resumo

CAIXETA, Leonardo et al. Saúde ocupacional, transtornos cognitivos e neuropsicologia ocupacional. Dement. neuropsychol. [online]. 2012, vol.6, n.4, pp.198-202. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642012DN06040002.

O trabalho pode ser um importante fator etiológico na gênese de algumas doenças mentais, incluindo transtornos cognitivos. A neuropsicologia ocupacional constitui uma intrigante, mas negligenciada nova área de pesquisa e atuação clínica, que lida com as consequências neurocognitivas do ambiente e dos hábitos de trabalho. O conhecimento neuropsicológico é fundamental para se entender os pressupostos cognitivos da competência no trabalho. O trabalho pode afetar os padrões de sono e de energia mental, que por sua vez podem causar sintomas neuropsicológicos. Foi realizada uma apresentação de evidências relevantes para ilustrar a relação entre trabalho e disfunção cognitiva.

Palavras-chave : saúde ocupacional; transtornos cognitivos; neuropsicologia; funções executivas; burnout.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )