SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número4Relação entre as alterações estruturais do cerebelo e demência, transtorno do estresse pós-traumático e transtorno bipolarRevisão sistemática da literatura sobre vitamina A e memória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764

Resumo

VALE, Francisco A.C.; BALIEIRO-JR, Ari P.  e  SILVA-FILHO, José Humberto. Escala de queixa de memória (EQM). Proposta de um instrumento para busca ativa e sistematizada. Dement. neuropsychol. [online]. 2012, vol.6, n.4, pp.212-218. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642012DN06040004.

Queixa Subjetiva de Memória (QSM) é frequente entre adultos e idosos e está associada a pior qualidade de vida. Etiologia e significado clínico são incertos, sendo associada a perdas cognitivas objetivas ou a depressão, ansiedade e estressores psicossociais. Foram demonstradas alterações biológicas e fisiológicas encefálicas semelhantes às da doença de Alzheimer. Pode ter diferentes desfechos e representar sintoma inicial ou fator de risco para demência. A busca ativa e sistematizada pode ser útil na identificação precoce de pessoas que poderão receber intervenções preventivas ou terapêuticas.

Objetivo:

Propor a Escala de Queixa de Memória (EQM) como um instrumento para a busca de queixa de memória e investigar se é útil para discriminar idosos demenciados de normais.

Métodos:

Foram estudados 161 pacientes de um ambulatório didático de neurologia comportamental de um hospital terciário. A EQM foi utilizada nas duas formas, uma diretamente aplicada ao paciente e a outra aplicada ao acompanhante sobre o paciente. Também foram aplicados testes cognitivos, para depressão e para atividades diárias.

Resultados:

Foram encontrados altos coeficientes alfa de Cronbach para as duas formas. Também foram encontradas correlações entre as duas formas e os outros instrumentos, para os pacientes agrupados conforme tipo e gravidade da demência.

Conclusão:

A EQM é uma escala útil para identificar queixa de memória e pode ser útil para discriminar idosos demenciados de normais. Estudos subsequentes deverão ser realizados para verificar essas informações.

Palavras-chave : queixas subjetivas de memória; memória; testes psicométricos; demência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )